Questão: Função SE no Excel 2007

A figura a seguir representa um trecho de uma planilha do Microsoft Excel 2007. Na célula E2 foi digitada uma função que retorna se o maratonista atingiu ou não o Índice Olímpico. A célula E2 foi copiada e colada nas células E3, E4, E5 e E6. Julgue qual das alternativas representa corretamente a fórmula, digitada na célula E2, que quando copiada e colada nas células E3, E4, E5 e E6 julga quais dos maratonistas atingiram o Índice Olímpico:

A)  =SE(D2<=C$8;"SIM";"NÃO")
B)  =SE(D2<=C8;"SIM";"NÃO")
C)  =SE(D2<=$C8;"SIM";"NÃO")
D)  =SE(D2<>$C$8;"SIM";"NÃO")
E)  =SE(D2>=C$8;"SIM";"NÃO")

Resposta:  Temos no nosso blog algumas questões do Excel sobre a "famosa" função SE. Essa questão enviada mostra como a situação ficaria no Excel 2007 e já adianto que fica igual ao Excel 2003, ou seja, se você sabe a resposta no 2003, saberá no 2007. Então vamos a ela:
1º Lembrando que a função SE deve ser lida como: SE ( pergunta ; resposta sim ; resposta não ), lembrando que a resposta a que nos referimos é o cálculo desejado caso a resposta seja positivia ou negativa para a pergunta.
Na questão acima temos uma comparação para mostrar na coluna E a resposta SIM ou NÃO e para isso precisamos comparar os valores da coluna D com o resultado que temos na célula C8 que é 160. Então como ficaria isso?
=SE(D2<=C$8;"SIM";"NÃO") - D2 é a primeira célula do nosso exemplo, <=C$8 indica a comparação com o valor 160, lembrando que o "$" usado na célula é para travar a mesma, ou seja, o número "8" não será alterado de forma alguma mesmo que o usuário copie e cole a função e ai como vimos se a resposta para essa comparação for verdadeira ele irá mostrar SIM e se for falsa mostrará NÂO. Com isso a resposta positiva é a opção "A".

Simulado de Word 2010/2016

 Segue novo simulado