Os símbolos matemáticos do Excel e sua ordem: (...) , % , ^ , * , / , + , -

Muitos candidatos nas provas acabam errando questões do Excel por não conhecerem os símbolos matemáticos do mesmo e por não saberem sua ordem de prioridade.
Exemplo: = 2*3^2+3 qual seria o resultado para tal exemplo? ou então =média(2+3+4) ?
Se você não conhece a ordem em que os cálculos devem ser feitos poderá ser tranquilamente enganado com resultados como: 39 e 3 respectivamente, ou pior se não conhecer os símbolos, mas veremos abaixo como podemos facilitar essa situação pela ordem:

1º resolva sempre os (...)
2º % porcentagem
3º ^ potência
4º * multiplicação
5 º / divisão
6º + adição
7º - subtração

Seguindo a ordem acima teremos no primeiro exemplo o resultado de 21 pois 3^2=9, 2*9 = 18, 18+3 = 21 e no segundo exemplo faremos a soma primeiro e nela teremos (2+3+4) = 9 e depois então a função média de 9 que é ele mesmo.

Questão comentada no Excel sobre símbolos: & , @ , $ , # , !

Uilizando o Excel 2003, assinale o símbolo que precisa ser digitado duas vezes para vê-lo uma vez em um cabeçalho ou rodapé personalizado:
A)  &        B)  @        C)  $        D)  #        E)  !

Resposta: O símbolo é "&", e isso se deve ao fato do mesmo ser o símbolo de Concatenar que quer dizer união no excel. Exemplo: = 5 & 6 o resultado será 56, por isso quando digitamos apenas uma vez o símbolo na questão acima ele será entendido como concatenar e para que o mesmo aparecça de forma normal devemos digitá-lo 2X. Resposta: A. Os demais símbolos não são usados em funções específicas e portanto tratados como caracteres normais pelo Excel.

Apostila para o INSS 2010

Pessoal encontrei em um dos nossos Blogs parceiros o Link para uma coletânea de apostilas para o INSS, tem um material interessante e vale o download para estudo.

Questão: Internet - World Wide Web - e Protocolo TCP/IP

Considere as assertivas abaixo.
I- A Internet pode ser definida como o conjunto das redes interligadas utilizando o protocolo TCP/IP.
II- A Internet baseia-se integralmente nos serviços de comutação telefônica pública.
III- A World Wide Web – WWW, baseada no protocolo HTTP, juntamente com o correio eletrônico, baseado no protocolo SMTP, são os serviços mais utilizados na Internet.
A opção que lista apenas assertiva(s) correta(s) é
a) II
b) III
c) I e II
d) II e III
e) I e III
Resposta: A questão é bem interessante pois trabalha com uma área bem ampla de toda a rede e sendo assim vamos ver o que temos:
I - A Internet é um conjunto de redes e não uma rede como muitos falam e para que as máquinas possam "conversar" elas precisam de códigos chamados Protocolos e os principais são mesmo o TCP/IP, porém que fique claro que temos outros protocolos importantes mas a questão apenas coloca que eles são usados e não que são os unicos e a questão é Verdadeira.
II - Não precisamos nem falar muito para notarmos que a segunda opção é Falsa, pois o que a Internet menos usa no Brasil é a telefônia pública.
III - Isso mesmo o HTTP é o protocolo que indica um site para nosso navegador, SMTP = protocolo de envio de mensagem e POP3 = procolo de recepção de mensagem são mesmo muito utilizados isso torna a questaõ verdadeira pois a nevagação e o e-mail é o que mais utilizamos na Web. Verdadeira.
Resposta Correta: " E ".

Funções no Excel com ( : ) , ( .. ) ou ( ; )

No Excel, ao se digitar a fórmula =soma(A5:A8) em uma célula, o resultado será
a) apenas a soma das células A5 e A8
b) a soma de todos os valores das células do intervalo de A5 até A8
c) a soma de todos os valores das células do intervalo de A6 até A7
d) que a célula A5 receberá o valor da célula A8
e) que a célula A8 receberá o valor da célula A5

Resposta: A questão como podemos notar é simples, porém tem um pequeno detalhe na mesma que é justamente o que define a resposta, ou seja, a cereja do bolo é o candidato conhecer a situação em que a função SOMA esta apresentanda pois tudo se resume em: ( : ou .. ) = até ou ( ; ) = e, lendo dessa forma a situação fica tranquila e temos como resposta a opção ( B ), mas se o candidato não conhecer ou lembrar a diferença entre os ( : e ; ) o mesmo está em má situação. Isso sempre aparece nas provas para confundir e sendo assim lembre-se ( : ou .. = de um ponto até o outro) e ( ; = ponto e vírgula).

Diferenças nas Versões do Windows7

Quando compramos um computador novo e nele já vem instalado o Windows7 logo notamos que se o Windows for Starter não teremos praticamente nada, nem dá para mudar a imagems da área de trabalho, mais isso resolvemos com um programinha...rs...Download. Mas a postagem não é sobre esse assunto e sim sobre as diferenças sobre as versões do Windows7 e mais uma vez eu corto caminho na postagem colocando um link para o site da Microsoft falando sobre as diferenças. link.
Na minha opinião a melhor opção para usuário doméstico é a versão Profisional que tem entre outras opções a condição de rodar programas do WinXP no Win7.

Teclas de atalho do Windows7

Recebo sempre solicitações de ajuda sobre as teclas de atalho do Windows e nesse momento em especial do Windows7, mas vale lembrar que as teclas existentes no XP praticamente não mudam e o que temos são novas teclas exclusivas do Win7. Com a ideia de ajudar aos candidatos de concursos, trago aqui o link direto para o site da Microsoft sobre as mesmas. LINK.
Dê uma atenção especial "Teclas de atalhos Gerais".

Fundação Casa prorroga inscrições até 29/10

A Fundação Casa do Estado de São Paulo realiza concurso público com oportunidades para todas as regiões paulistas. As inscrições para a disputa de 719 vagas de agente de apoio socioeducativo, destinada a pessoas do sexo masculino, podem ser feitas até 29 de outubro, por meio da Internet clicando no link da Vunesp abaixo.
  fonte/leia mais: Site Vunesp

Questão - Word 2007 - Sobre o dicionário do Word 2007

Uma palavra com um sublinhado vermelho ondulado num documento WORD 2007 indica que a palavra:
A)  Não será impressa;
B)  Não será salva;
C)  Não está no dicionário padrão do Word;
D)  Será salvo num formato diferente;
E)  Está contida com estilo personalizado do Word;

Resposta: O termo "2007" apresentado na questão tem como única função confundir o condidato pois a resposta seria a mesma para qualquer versão do Word (XP, 2000, 2003, 2007...etc) ou seja, quando uma palavra esta sublinhada em Vermelho é porque o Word esta indicando que a mesma não faz parte do seu dicionário. Resposta: "C".

Questão - Word 2007 - Cabeçalho e Rodapé

Os cabeçalhos e rodapés em um documento MS-Word 2007 são construídos a partir da guia
A)  Início.
B)  Inserir.
C)  Layout de Página.
D)  Exibição.
E)  Exibir.

Resposta: Olha que pegadinha "sacana...rs", digo isso porque sabemos que no Word 2003 essa opção esta no Menu Exibir e sendo assim a resposta seria (E - Exibir) mas fique atento pois como o assunto aqui é Word2007 nossa opção é Inserir, opção "B". Assim como acontece no Linux, devermos ficar atentos nas próximas provas pois essas comparações ou pegadinhas vão aparecer com mais força.

Computação na Nuvem

Computação na Nuvem é basicamente o que vemos hoje em em alguns casos como Orkut por exemplo, não que esse seja um exemplo clássico mas estou usando para ilustrar a situação que mostra quando podemos usar e acessar conteúdo de qualquer micro assim como criar alterações e modificações, isso com certeza muda o conceito de trabalho em escritório pois os conteúdos não ficarão mais em máquinas separadas, mas sim, dentro da Web. 
O último grande lançamento foi o Office 365 (Word, Excel, Powerpoint, etc) que trabalha na Nuvem, ou seja, os conteúdos ficam armazenados na internet e podem ser acessados de qualquer máquina. A Microsoft esta vendendo o pacote para empresas com até 25 funcionários por U$ 6,00 por máquina/mensal já para grandes empresas os valores são de U$2 até U$27. A partir de agora estará tudo na nuvem, ou seja, tudo será armazenado na internet o que torna o trabalho mais seguro mas os pacotes antigos como os que temos instalados nas nossas máquinas ainda devem sobreviver por bons anos. Porém a concorrência é forte e conheça aqui alguns que merecem ser visitados:

Como passar em concursos ?

Essa é a pergunta que muitos fazem e que muitos gostariam de ter a resposta, porém como sabemos nada é fácil na vida e não seria assim nos Concursos.
Uma das questões que sempre recebo é se tem "maracutáia" e infelizmente eu digo que "não" ou na grande parte não, mas então porque dizer Infelizmente...rs...porque para nós brasileiros sempre tem que ter um jeitinho e nesse caso é estudar mesmo.
Algumas coisas atraem os condidatos como: Salário, Estabilidade, boa aposentadoria e assim vai.
Notícias como : "O TCU proibiu que estatais tenham tercerizados" anima e muito pois só a Petrobras tem mais de 150 mil funcionários tercerizados e com certeza teremos muitas vagas abertas em concursos, porém vem aquela pergunta chata: "Você está estudando? ". Forá isso sabemos que todos os anos temos milhares de vagas abertas, mas para termos uma delas precisamos estar preparados.


Então vamos lá:
Tenha em mente que quer mudar de vida e que vai mudar.
Comece a ver o estudo como uma coisa boa e não como um sofrimento, pois o estudo irá te levar para coisas boas e sendo assim não pode ser visto como uma coisa ruim.
Vamos nos preparar para o básico: Português, Matemática e Informática e depois dependendo do edital do concurso desejado vamos então estudar as outras matérias mas nesse caso sua base já estará ótima e isso irá ajudar a ganhar tempo para estudar as outras matérias. E não seja um candidato "Ganso"...rs...digo isso porque o Ganso faz de tudo um pouco mas nada bem feito, ele corre, nada e voa, mas não faz nenhum dos três de forma perfeita e é isso que acontece com o candidato que faz todos os concursos que aperecem, tenha uma meta e estude em cima dela.
Um bom material e um bom curso ajudam a cortar caminho e são importantes nessa luta solitária pois terá outras pessoas para trocar ideias e táticas de estudo.
Faça uma organização do seu tempo e tente começar estudando pelo menos 15 minutos por dia e aos poucos e com calma tente chegar a 1 hora diária.
Por fim "Dedicação e Força de Vontade" pois você ficará tentado a desistir e irá desanimar, mas é isso que nos dá forças para seguir até a aprovação.

Lembre-se: "Seu pior inimigo é você" e "Não tente ser herói, ou seja, quem não estuda normalmente não vai conseguir começar a estudar 4 horas por dia, isso requer tempo."

Como são as provas de algumas bancas como: Cespe , Esaf , FCC , Cesgranrio , FGV e outras.

Bom antes de qualquer dica ou forma de como essa ou aquela banca trabalha vale lembrar que para o candidato preparado isso não muda muita coisa, ou seja, alguns condidatos estudam a banca mais do que o próprio conteúdo do concurso e isso complica, lógico que treinar usando provas anteriores da banca que está realizando seu concurso alvo ajuda e muito e na fase final de preparação deve ser utilizado para acertar detalhes, porém o importante mesmo é estar preparado e isso requer tempo, organização e dedicação.
Trago aqui o link para uma matéria que ilustra algumas bancas e dá dicas. link

Questão: Rede de Computadores ( Extranet , Arpanet , Intranet , WWW )

Uma rede de computadores que usa a tecnologia da Internet para conectar empresas com seus fornecedores, clientes e outras empresas que compartilham objetivos comuns. Este é o conceito de:
A)  Extranet
B)  Arpanet
C)  Intranet
D)  www

Resposta: Vamos começar de baixo para cima: WWW (World Wide Web) de forma bem simples são os sites hipermídia que navegamos, ou seja, as páginas de internet como chamamos. Intranet é uam rede privada que utiliza o sinal da banda larga para comunicação porém com controle de acesso e navegação e temos como exemplos os sites de bancos que precisamos de senhas para certos acessos. Arpanet foi a primeira rede de computadores e dela vem a internet e por fim a Extranet que é nossa resposta correta e temos como exemplo duas ou mais Intranets conversando ou a parte externa de uma rede controlada. Resposta A.
*Como pode notar em cada termo coloquei um link extra para maiores informações sobre cada opção.

Nova Versão do BrOffice.org 3.2.1 - Pacote Office do Linux

Para os concurseiros de plantão segue a nova versão do BrOffice que é o pacote de escritório do Linux e que aparece principalmente em concursos federais, pode baixar e instalar no Windows normalmente pois o mesmo trabalha junto com o Office (Word, Excel e etc...).download

Questão Excel - SomaSe - SEFAZ







Para quem fez a prova da Secretaria da Fazenda de São Paulo encontrou a questão ao lado.
A questão já foi apresentada com uma explicação sobre a sintaxe da mesma e vou tentar aqui dar outra visão da mesma.
A Função SomaSe indica que para a realização da soma desejada dependemos que uma condição (SE)  que no caso a pergunta está solicitando a comparação com valores ( < 0 ). A função SomaSe analisa a coluna "A" nessa coluna os valores menores que ( 0 ) terão suas células laterais (coluna B) somadas, ou seja, ele analisa a coluna "A" e soma a coluna "B" o que torna a questão confusa, porém nesse caso na coluna "A" são menores que ( 0 ) a célula A1= -10 e A4= -15 e sendo assim somamos as celulas laterais que são respectivamente: B1= 20 e B4= 15 tendo assim como resposta a opção E = 35.

Resumindo: = SomaSe (A1:A5;“<0”;B1:B5) – Verifica as células entre A1 até A5 que são menores que (0) ZERO e então soma as células respectivamente laterais de B1 até B5.

Vou começar a estudar para concursos. Por onde e como começar a me preparar ?

Para quem pretende começar a estudar para concursos a situação é sempre delicada e algumas questões aparecem: Estudar como?, Estudar o que? e o tempo?. Para tentar dar uma ajuda no início trago algumas dicas para quem pretende dar início nessa caminhada.
Lógico que não existe nenhuma fórmula mágica para isso e tudo que veremos aqui termina em uma só situação: "Força de Vontade" o resto é consequência.
1º As matérias básicas da grande maioria dos concursos são: Portrguês, Matemática e Informática e em alguns casos teremos o Direito, Lógica e Conhecimentos Gerais, porém nesse caso minha dica é deixar o direito para quando definir um concursos como meta pois são várias as situações.
2º Comece estudando 15 minutos por dia, não tente ser herói, pois quem não corre à anos jamais conseguirá correr 5 Km em um dia sem preparo, concorda? Então vamos começar com 15 minutos de estudo e aos poucos vamos aumentando isso semanalmente.
3º Procure um bom cursinho pois lá encontrará mais que pessoas qualificadas mas também material de qualidade e outras pessoas com quem poderá trocar ideias e opiniões que irão ajudar pois estudar para Concurso Público é muito solitário e precisamos ter com quem trocar opiniões. Evite comprar qualquer apostila, pois muitas mais atrapalham do que ajudam.
4º Não pense que irá passar no primeiro concurso e nem no primeiro mês de estudo, alguns acertam mas a grande maioria dos mortais levam um tempo, dependendo da meta uns 2 anos porém isso depende do concurso, tempo de estudo e etc...
5º Não comente com ninguém que está estudando pois como sempre digo em sala "A possibilidade de você melhorar de vida já é motivo de inveja" e a maioria das pessoas vão tentar te desanimar e o que você menos precisa nessa mudança de vida é isso, mesmo porque naturalmente você passará por isso depois de um tempo de estudo, mas nada na sua vida foi fácil, concorda? e não será dessa vez que será, porém a luta vale a pena pode ter certeza, e lembre-se "Força de Vontade" pois não é inteligente que passa em concursos e sim quem é Brasileiro - Pois nós não desistimos nunca.
Espero ter ajudado de alguma forma e logo falaremos mais sobre o assunto.

Questão: Como localizar vários arquivos no windows ao mesmo tempo.

É possível localizar no Windows todos os arquivos com a extensão TXT. Assinale a alternativa que precisa digitar no campo de pesquisa para localizar apenas os arquivos dessa extensão:
a)    *.*        
b)    *.TXT        
c)    TXT        
d)    TXT.*

Resposta: Muitos de nós salvamos arquivos no Windows e depois esquecemos o local e ai nos resta usar a ferramenta de pesquisa para tentar encontrá-los, o Windows tem uma forma de nos ajuda com os "Caracteres Especiais" ou "Caracter Curinga" que facilitam nossa vida. Temos dois caracteres que fazem esse trabalho: o ( * ) que significa tudo, e ( ? ) que indica que não sabemos uma letra apenas no nome do arquivo.
Exemplo: Perdi um arquivo do Word e não sei o nome do mesmo, para pesquisar nesse caso resta pesquisar por *.doc (essa situação irá pesquisar todos os arquivos DOC da minha máquina), ou salvei um arquivo com o nome de BRASIL e não sei se salvei com S ou Z, como é apenas uma letra pesquiso da seguinte forma: BRA?IL e assim o Windows irá pesquisar todos os arquivos com esse nome e mostrando tanto os com S como Z. A resposta da questão é B.

Questão sobre WWW - World Wide Web

Assinale a afirmativa correta:
Com relação aos conceitos básicos de Internet e World Wide Web, é correto afirmar:
    a)    Algumas organizações usam redes privadas, cujos computadores não são acessíveis por máquinas externas e vice-versa. Essas redes são chamadas de Intranets, pois utilizam variações da tecnologia da Internet e os servidores possuem arquitetura proprietária.
    b)    Algumas organizações usam redes privadas, cujos computadores não são acessíveis por máquinas externas a elas. Essas redes são chamadas de Internets dedicadas, pois são variações da tecnologia da Internet e os servidores possuem arquitetura proprietária.
    c)    A World Wide Web é apenas uma das inúmeras aplicações centralizadas e proprietárias que utiliza os serviços de comunicação da Internet, logo não poderia operar em outra rede que não a Internet.
    d)    A World Wide Web é apenas uma das inúmeras aplicações distribuídas que utiliza os serviços de comunicação da Internet, logo poderia operar também em outra rede que não a Internet.

Resposta: Seguindo pela ordem a opção "A" é falsa pois uma Intranet tem sinal com a Internet normalmente a diferença é que na Intranet é controlada. A questão "B" também esta errada pois quando falamos em Internet dedicada estamos falando sobre o sinal de internet e não sobre os sites que podemos navegar ou sobre redes. A questão "C" segue a mesma linha e é falsa quando diz que a WWW só pode ser usada na Internet pois sabemos que o WWW tem várias opções de uso e que lógicamente a mais conhecida é a Internet mas isso não torna a questão verdadeira, Falsa. Sendo assim a única opção verdadeira que temos é a "D" pois como dizemos acima a internet tem várias opções de uso e pode trabalhar de outras formas.

Mensagens de Erro do Excel: #####: , #VALOR , #NOME? , #REF! , #DIV/0!

Quando estamos trabalhando no Excel nem sempre colocamos os comandos ou realizamos os cálculos de forma que o mesmo possa entender, nessas situações o Excel nos indica o erro através de um código. Conheça abaixo o que cada código de erro no Excel indica: 
*Anote isso pois sempre aparece nos concursos.

      #####: o tamanho da coluna não é suficiente para exibir seu valor.
      #REF!:
na fórmula existe a referência para uma célula que não existe.
      #DIV/0!:
a fórmula está tentando dividir um valor por 0.
      #NOME?: a fórmula possui um texto que o Excel não reconhece.
      #VALOR!: fórmula possui um tipo errado de argumento.

Questão: Função Auditoria no Excel

O recurso "nítido", utilizado na planilha acima, foi:
a) Função
b) Auditoria
c) Diagrama
d) Média





A questão acima mostra a Auditoria no Excel. Essa função mostra com uma linha azul de onde vem os dados utilizados na célula desejada, ou seja, ela mostra o caminho de onde os dados estão sendo buscados para a realização do cálculo selecionado. Para testar essa situação basta criar um cálculo qualquer envolvendo mais de 2 células no excel e clicar no Menu Ferramentas, Auditoria de Fórmulas e escolher uma das opções apresentadas.

Questão: Criando pastas e movendo arquivos no Windows Explorer

Considere os seguintes procedimentos realizados no Explorer do Windows.
I- Clique na unidade de disco (C:), abra o menu Editar, aponte para Novo e clique em Pasta;
II- Clique na pasta Meus Documentos e selecione o arquivo desejado;
III- Clique na unidade de disco (C:), abra o menu Arquivo, aponte para Novo e clique em Pasta;
IV- Clique na opção Copiar do menu Editar;
V- Clique na nova pasta criada, abra o menu Editar e clique em Colar;
VI- Digite um nome para a nova pasta criada e pressione a tecla Enter;
VII- Clique no botão Recortar da barra de ferramentas.
*Os procedimentos e a seqüência correta para criar uma nova pasta e copiar um arquivo da pasta Meus Documentos para a pasta
criada é:
a) I – VI – II – IV – VII 
b) III – VI – II – IV – V 
c) III – VI – IV – II – V
d) II – III – IV – V – VI 
e) I – VI – IV – V – VII

Resposta: Esse tipo de questão sempre aparece nas provas e normalmente complica a vida do candidato pois a grande maioria de nós até sabe criar a pasta, porém como fazemos de forma automática não lembramos dos passos para isso.
Na questão acima devemos lembrar de algumas etapas para eliminarmos questões.
1º  Se estamos querendo criar uma pasta não podemos começar pelo menu Editar que não tem função de criação e sim de manipulação de conteúdo como Recortar, copiar, colar, etc... Respostas "A" e "E" são falsas.
2º Na opção II ele começa com seleção de arquivo e não criação de pasta e com isso a quesão "D" é falsa.
Sobraram as opções "B" e "C' já diminuimos bem nossas opções e agora veremos os detalhes da questão correta: Na opção "C" as etapas IV e II estão invertidas.O que facilita nossa situação, pois seguindo as etapas podemos notar que a resposta correta é "B".
OBS: Vale lembrar que o ítem VII fala em recortar o que o exclui da questão.

Simulado de Word 2010/2016

 Segue novo simulado