Questão sobre Teclas de atalho.

Com relação ao uso do teclado:
( ) se a luz indicadora de Caps Lock estiver apagada e a tecla Caps Lock for apertada duas vezes, caso se digite a, s, a irá aparecer ASA;
( ) a Tecla F1 no Word para Windows serve para ativar o programa de ajuda do Excel;
( ) no Word para Windows, a combinação de teclas que seleciona todo o texto é CTRL + T;
( ) se for pressionada a tecla SHIFT em conjunto com a letra a, sempre aparecerá como resposta A (a maiúsculo);
( ) a tecla Backspace apaga o caracter imediatamente anterior à posição do cursor.
a) F F V F V
b) F F V V V
c) V F V F V
d) V F V F V

Vamos para a resposta:
1º "Caps Lock" quando estiver ativa o texto digitado será em maiúsculo porém aqui na questão estamos clicando 2X isso liga e desliga a tecla o que deixa do jeito normal, ou seja, Minúsculo. Falsa.
2º F1 serve para abrir a página de ajuda do programa que esta ativo e não de outro como sugere a resposta. Falsa.
CTRL+T no Word realmente seleciona todo o texto sendo assim a resposta é Verdadeira. Apenas uma dica, no Windows para selecionar tudo é CTRL+A ok...mas para essa questão é Verdadeira mesmo porque a pergunta é sobre o Word.
4º Para colocarmos letras em
maiúsculo utilizamos o SHIFT mas na questão acima não podemos afirmar que sempre ficará em Maiúsculo porque se o CapsLock tiver ativo a letra ficará em minúsculo sendo assim a resposta é Falsa.
5º Essa questão esta correta pois o Backspace realmente volta apagando o que foi digitado na posição anterior do cursor. Verdadeira.
Resposta da questão é: "A"

Questão sobre CALC (Broffice)

A questão refere-se ao OpenOffice.org 1.1.1a, planilha (cálculo) em português do Brasil.
Para somar os conteúdos das células A1 e A4 e os conteúdos do intervalo de células B1 a B6 deve-se inserir, em células diferentes, respectivamente, as fórmulas:
a) =SOMA(A1;A4) e =SOMA(B1:B6)
b) =SOMA(A1:A4) e =SOMA(B1+B6)
c) =A1:A4 e =B1:B6
d) =SOMA(A1:A4) e =SOMA(B1;B6)

Resposta: O Calc é praticamente igual ao Excel com diferenças mesmo nas teclas de atalho que não tem influência na resposta desta questão. Para facilitar nossa resposta vamos lembrar apenas que ( : ou .. ) representam ATÉ e que ( ; ) representa E, sendo assim a resposta da questão acima fica fácil. Resp: "A"

Concurso Banco do Brasil 2010 - Aberto Edital para SP

Pessoal esta aberto o edital do Banco do Brasil para São Paulo. As provas serão realizadas dia 06/06/2010.
Leia o Edital LINK


*Agradeço ao Márcio de Birigui que me adiantou o assunto. :)

Concurso MPU 2010 (Ministério Público) 6.800 vagas?

Pessoal ainda não esta nada confirmado porém sabemos que confirmações mesmo somente com abertuda do Edital e ai já será tarde demais para começar a estudar.
Então trago aqui algumas notícias e link para que tenhamos mais informações sobre o assunto.

Segundo informações que estou buscando na Web o Ministério Público(MPU) deverá abrir concurso com 6.800 vagas sendo mais ou menos 3700 vagas para nível superior e 3100 vagas para nível médio e os salários seriam R$4.500 para nível médio e R$7.100 para nível superior.

Vamos para mais uma luta!

link com mais informações

Dicas para evitar invasão e golpes virtuais

Trago aqui algumas dicas de segurança para termos como nossos micros com a intensão de evitarmos roubo de informações de nossas máquinas assim como evitar vírus.

1º Evite máquinas de Lan House para acessos com senhas, se tiver que acessar tente o seguinte:

no Firefox: CTRL+SHIFT+P = Isso ativa a navegação privativa e vai lhe trazer um pouco mais de privacidade e no fim da navegação CTRL+SHIFT+DEL = Para limpar o histórico recente de navegação. Já no Internet Explorer 7 ou 8: CTRL+SHIFT+P = Para ativar a navegação privativa e CTRL+SHIFT+DEL = para excluir histórico de navegação.
Como pode notar as teclas de atalho são iguais para os programas e realmente aumentam sua linha de defesa.

2º Jamais abra arquivos Anexados em sua máquina ou pelo menos abra o mínimo possível pois ai esta a porta de invasão de sua máquina assim como Pen-Drives também.

3º Mantenha o Antivírus atualizado e mantenha ativo o Firewall e sua AntiSpyware.

4º Senha fácil então nem pensar...tente na medida do possível misturar Letras e Números e até algum caracter especial no meio (* / $ % #) só não complique muito para não se enrolar...rs.

5º Tem gente que gosta de criar um arquivo no Word por exemplo com seus dados bancários e números de documentos, até ai tudo bem porém se você tiver programas como Ares, Emule, entre outros cuidado pq esses programas abrem portas na sua máquina e o que pode facilitar a invasão e até o roubo desses arquivos.

6º Não abra links que vem dentro de e-mail, por exemplo propaganda de lojas com super promoções, se você gostar de uma promoção que veio por e-mail saia do mesmo e entre direto no site pelo endereço do mesmo assim você evita SCAM PISHING que são e-mails falsos que te levam para sites falsos ok.

7º Cuidados com e-mail que recebe do seu banco, com fotos da festa, com nome de pessoas que você não se lembra de ter passado seu e-mail. Hackers e Crackers usam isso para entrar nas máquinas e assim roubar conteúdo.

Lendo isso parece que não devemos nem passar perto de um computador né...rs...mas na verdade são medidas de segurança assim como temos que ter com nossas motos, nossos carros, casa e etc...nada de alarme, apenas cuidado ok.

Média no Excel

Qual o resultado da seguinte função:

="média(2+4+6)"

a) 4
b) ERRO
c) 12
d) "média(2+4+6)"

Resposta: Essa é simples e maladra...rs
1º Se você for reamente resolver a questão a resposta será: 12, mas porque? simples, porque o excel resolve primeiro o ( ) e como temos dentro um cálculo normal, ou seja, uma soma ele fará a soma dos valores e somente depois fará a função média e a soma é 12 e depois qual a média de 12??? ele mesmo.
2ºErro não dá ok...sem chances.
3º 4 será o resultado se o candidato realmente fizer a função mas ai será Errada a resposta como vimos acima.
4º Essa resposta é a Correta pois tudo entre " " é texto e será mostrado como tal.
Questão malandra né...tenho certeza que muitos de nós erramos..rs...

Tecla de atalho para seleção de textos

Em um documento digitado no Microsoft Word, para selecionar o texto inteiro, a partir da posição do cursor, deve-se acionar, simultaneamente, as teclas:
a) CTRL + SHIFT + END
b) SHIFT + ALT + END
c) ALT + END
d) SHIFT + END

Resposta:
Bom vamos lá: Lembre-se que para seleção no Office usamos como base o SHIFT e tendo essa tecla como referência vamos ver as opções:
a) CTRL+SHIFT+END: END é Fim, CTRL+END indica fim do documento e como temos junto o SHIFT iremos para o final do documento selecionado.
b) o ALT não faz parte de teclas de atalho ou seleção ok...é sempre CTRL e SHIFT mais alguma tecla como HOME ou END por exemplo.
c) ALT = fora
d) SHIFT como sabemos indica seleção e END significa Fim então essa tecla irá da posição do cursor até o final da LINHA selecionando.
Resposta da questão é: opção "A"

Função SE - Questão

Observe a fórmula aplicada na célula A5 de uma planilha do Excel 2000, em sua configuração original:
=SE(A3<=500;A3/2;(SE(E(A3>550;A3<=1000);A3*20%;A3*10%)))
Indique a alternativa que traz o resultado que será exibido na célula A5 quando os seguintes valores forem inseridos na célula A3:
I. 500 - II. 550 - III. 1000
(A) I. 200; - II. 275; - III. 500.
(B) I. 250; - II. 55; - III. 200.
(C) I. 500; - II. 0; - III. 1000.
(D) I. 50; - II. 110 ; - III. 100.
(E) I. 1.5; - II. #ERRO; - III. #ERRO.

Bom para começarmos vamos entender como funciona a função SE.
=SE(pergunta;"resposta sim";"resposta não")
Analisando a questão acima vemos que teremos uma função dentro da outra o que chamamos de função aninhada e portanto temos que analisar por etapas:
=SE(A3<=500...Essa é nossa primeira pergunta e se a resposta for verdadeira será mostrado A3/2, se a resposta não for verdadeira teremos outra função Se começando
SE(E(A3>550;A3<=1000) e ai temos o "E" que nos indica que teremos duas perguntas separadas por vírgula e ambas tem que ser verdadeira para mostrarmos a resposta SIM. Se for verdadeira teremos como resposta: A3*20% e se uma das opções do pergunta forem falsas ele mostrara o resultado da seguinte operação: A3*10%¨.
Bom agora que tivemos uma rápida explicação de como trabalha a função SE, vamos ver as respostas...
Na pergunta ele trás 3 opções e na primeira temos 500, ou seja, A3 no primeiro caso vale 500 e ai vemos a função:
=SE(500<=500;A3/2;(SE(E(500>550;500<=1000);500*20%;500*10%)))
Bom...500 é menor ou igual a 500? SIM então ele vai mostrar a resposta de 500/2 = 250
no segundo caso vamos substituir A3 por 550.
=SE(550<=500;A3/2;(SE(E(550>550;550<=1000);550*20%;550*10%)))
550 é menor ou igual a 500? NÃO então ele ira para o segundo SE que seria a resposta não...we ai começa de novo...550>550 e 550<=1000? NÃO então ele fará 550*10% = 55
por fim.
=SE(1000<=500;A3/2;(SE(E(1000>550;1000<=1000);1000*20%;1000*10%)))
1000<=500? NÃO então ele ira para o segundo SE que seria a resposta não...we ai começa de novo...1000>550 e 1000<=1000? SIM então ele fará 1000*20% = 200.
Sendo assim a resposta é B.



Álbum de figurinhas da copa do mundo (virtual e grátis)

Para quem gosta de colecioanr figurinhas (e muitos de nós já fizemos isso...rs...) trago aqui uma novidade que achei legal que é o álbum de figurinhas virtual da FIFA. Basta entrar no site da FIFA (link abaixo) realizar o cadastro e receber diariamente um pacote de figurinhas que podem ser trocadas e o mais legal é que além de virtual é grátis.
link para matéria do IG sobre o assunto
link para o Site da FIFA

Digitalizar e Editar textos no Word

Isso mesmo é possível digitalizar um texto pelo scanner e editar esse texto no Word, isso não é novidade pois temos Scanners com programas OCR(Reconhecimento de Caracter Ótico) e esse tipo de software digitaliza um livro por exemplo mandando seu conteúdo para o Word, lógico que teremos correções para realizar pois não fica perfeito a diferença aqui é que agora você pode realizar essa converção pela Internet pois temos um site onde mandamos a imagem de um texto digitalizado e ele converte esse material para texto do Word por exemplo.
Temos aqui um site que faz esse trabalho: link

Vídeo sobre o assunto: vídeo

Teclas de atalho WORD 2007

Como todos sabem as teclas de atalho do Office são praticamente iguais em suas versões, mas de qualquer forma vale sempre lembrar novamente.
Aqui segue um link com um 30 teclas de atalho e suas funções. link

Quesão: Segurança da Informação

A segurança dos dados e informações transmitidas via internet ou intranet devem, entre outros aspectos, considerar o valor documental. Para que uma mensagem enviada ou recebida por correio eletrônico tenha valor documental original, é necessário que:
a) o número do CPF do emitente seja incluído;
b) a mensagem contenha a referência do assunto no campo específico;
c) o timbre do órgão que emitiu a mensagem esteja em qualquer campo da carta;
d) o documento tenha certificação digital que ateste a identidade do remetente na forma estabelecida em lei;

Resposta: Vamos analisar nossas possibilidades:
opção A: O número do CPF é importante em documentos porém qualquer pessoa pode ter o nº do CPF de outro em mãos e sendo assim isso não garante a integridade do documento. (Falsa)
opção B: A segunda opção não tem nada que garante a validade da mensagem e sendo assim é Falsa.
opção C: O Timbre de um orgão ou empresa pode facilmente ser conseguido de forma ilegal e sendo assim não garante nada. (Falsa)
opção D: Agora sim temos alguma coisa que podemos identificar como válida em um arquivo sobre forma de segurança. A Certificação Digital é um item que certifica (garante) que o arquivo é real e verdadeiro e isso sim garante a resposta Verdadeira da questão.

Leia mais sobre Certificação Digital clicando aqui.

Questão: Gráfico no Excel

No MS Excel, os gráficos têm apelo visual e facilitam, para os usuários, a visualização de comparações, padrões e tendências nos dados. Por exemplo, em vez de ter que analisar várias colunas de números de planilha, pode-se ver imediatamente, se as vendas estão caindo ou subindo a cada trimestre ou como as vendas reais se comparam às vendas estimadas. Pode-se criar um gráfico na própria planilha ou como um objeto incorporado a uma planilha. É possível também publicar um gráfico em uma página da Web. Para criar um gráfico, primeiro deve-se inserir os dados do mesmo na planilha. Em seguida, deve-se selecionar os dados e usar o Assistente de Gráfico para passar pelo processo de escolha do tipo de gráfico e das várias opções de gráficos, ou usar a barra de ferramentas Gráfico, para criar um gráfico básico, que poderá ser formatado posteriormente. Através do menu, para acessar o Assistente de Gráfico, é necessário ir ao menu:
a) Inserir – Gráfico.
b) Ferramentas – Assistente de Gráfico.
c) Editar – Gráfico.
d) Editar – Assistente de Gráfico.

Resposta: Essa questão é fácil se você lembrar das nossas dicas em sala de aula, ou seja, qual o Menu dos apresentados acima que altera a impressão do documento final? Menu Inserir e ai a resposta fica tranquila. Resposta A.

Impressora de Comida

Isso mesmo que você leu aqui em cima, ou seja, estão desenvolvendo uma impressora que cria ou melhor imprime pratos de comida. "Ai" se a moda pega...rs...
Os cartuchos vem com ingredientes e basta o usuário escolher o prato que deseja que a impressora mistura tudo e prepara o prato desejado. Esse projeto maluco deve sai do forno em 2 anos.
Isso é tão maluco que se aparacere em um concurso muitos de nós "com razão" responderiamos que é falso. rs
. Leia mais na Fonte IG.

Programas essenciais para PEN DRIVE

Atendendo é pedidos trago aqui uma lista de programas essenciais para Pen Drive.
Quando você compra um Pen Drive é porque normalmente você irá transportar arquivos entre máquinas e ai entra em ação uma situação importante que é a proteção dos dados para evitar problemas entre as máquinas e pensando nisso vamos listar aqui alguns programas que você deve ter no seu Pen Drive ok
Todos os programas que você irá econtrar aqui são PORTABLES, ou seja, programas que rodam direto do Pen e assim dão ao usuário além de maior segurança também privacidade em seus dados.

Firefox Portable - Navegador
ClamWin - Antivírus Portable com atualização automática.
MSN portable - Clone do MSN para rodar pelo PenDrive.
OpenOffice Portable - Pacote de escritório (writter, calc e etc...)
Sumatra PDF Portable - Programa para ler PDF no Pendrive.

Esses programas podem ser baixados no Pendrive e utilizados normalmente sem problemas e se você ainda não tem eles no seu Pen, você esta atrasado pois são ferramentas básicas para quem quer levar dados no bolso.

Função do SE - Excel

=SE(A1<=9;SE(B1>=0;1;2);SE(A2<>0;3;4)+1

A função acima mostra com detalhes como a situação do SE é utilizada em partes.
Sabemos que a função Se é composta de uma pergunta e duas opções de respostas o que chamamos de Sim e Não.
Sintaxe: =SE(pergunta;resposta sim;resposta não)
No exemplo acima a parte é Vermelho é a primeira pergunta e a opção SIM dessa questão seria a opção em Azul o que nos leva a outra função SE que diz (B1>=0) se sim mostra 1 e se não mostra 2. Já a parte verde da função diz o seguinte: SE(A2<>0) se A2 for diferente de 0 (zero) ele mostra 3 e se for igual mostra 4 e no final soma o resultado que tiver com 0 1 que esta fora do parenteses.

Tô fora!

Peço desculpas aos amigos pois estou sem postar nada à 2 dias e devo retomar somente na segunda a vida normal, é que estou com uma doença pouco conhecida aqui no Brasil pois é doença de país de terceiro mundo e sem política de saúde eficaz a tal DENGUE, hehehe boa Páscoa e atá a próxima semana.

Simulado de Word 2010/2016

 Segue novo simulado