Pacote de programas portáteis para rodar direto do Pen-Drive


Um grande problema para quem tem pouca memória na máquina ou para quem quer levar seus programas no PenDrive é como resolver isso ao mesmo tempo. Com esse programa você pode instalar no seu Pen-Drive uma série de programas que rodam diretamente do Pen e assim dão mobilidade ao usuário, além de antivírus esse pacote de softwares tem uma versão do Firefox(navegador web) e ainda uma versão do OpenOffice (office do Linux) que rodam direto do Pen-drive tudo isso acessado por um menu. Se você gosta de levar seu Pen-drive e ter nas mãos seus programas para qualquer emergência e com isso também economizar memória da sua máquina esse programa é show. download

Segurança para sua conexão em Hotspot.

Se você usa seu Notebook em lugares públicos como Shopping, hotéis e etc...com certeza você deve ter medo por estar em uma rede onde várias pessoas estão usando a conexão ao mesmo tempo e nisso você esta certo. Para dar uma segurança extra a sua máquina nessas conexões aqui vai um programa muito bom que Criptografa(codifica) sua conexão dando assim uma segurança muito boa para sua navegação e o melhor é que ele é FREE e fácil de instalar.
Faça o download e siga os passos da instalação, fique atento que ele quer instalar algumas barras de ferramentas na sua máquina e para evitar isso é apenas ir desativando elas na instalação.

LINUX e BrOffice


Quem vai prestar concursos na área federal sabe que estão pedindo LINUX(sistema Opensource=além de ser livre o código fonte é aberto e o BrOffice=concorrente do Office da Microsoft) realmente o pacote BrOffice do Linux tem muitas vantagens e uma delas é que ele é Free, mas as pessoas não sabem ao certo o que é Linux e muito menos onde baixar esse material. O Linux é um sistema operacional concorrente do Windows e para concursos públicos ele não é muito solicitado porém vem crescendo sua participação principalmente na área federal, já o BrOffice que tem como Aplicativos: Writter=Word, Calc=Excel, Impress=PowerPoint, Thunderbird=Outlook é muito importante você ter contato pois esse pacote cresce com muita força e será muito pedido em concursos para 2010. Trago aqui um site com material de apoio e explicativo assim como link para o Download deles. *Para quem tem Windows e Office segue uma opinião, faça o download do BrOffice e instale ele no windows normalmente pois ele não causa problema algum e será importante para seu conhecimento.
site sobre linux
download do BrOffice

Download do AntiSpyware SPYBOT

Como pedido, trago aqui novamente o link para o Download do SPYBOT se você não tem essa ferramenta na sua máquina com certeza esta correndo sério risco, portanto faça o download e instale sem medo pois a função dele é detectar e eliminar softwares espiões que tem como função monitorar e roubar informações do usuário. Vale baixar.

Visualizar documentos do Word2007 no Word2003

Essa é uma situação muito comum pois algumas pessoas estão usando o Word 2007 e quando mandam um arquivo para alguém esquecem de salva-lo como versão 2003, para resolver essa situação a Microsoft lançou o Word Viewer que tem como função permitir a visualização de arquivos do Word 2007 em máquinas que não tem esse aplicativo instalado, mas vale lembrar que ele apenas visualiza e não edita ok.
Basta fazer o download do programa pelo link abaixo e instalar. Minha opinião é que mesmo que você não tenha essa necessidade no momento que você instale esse visualizador pois com certeza ele será importante. Baixar

*Vale lembrar que no Word 2007 temos como salvar esses arquivos em versões anteriores e isso seria muito mais fácil para quem deseja abrir o arquivo, porém a maioria das pessoas esquece dessa opção ou ignora por desconhecer. Basta clicar em salva como, versões, word2003.

Para quem faz compras em sites de leilões.

Grupo usa site de leilões on-line para roubar internautas e após vítima fazer depósito para a compra, o vendedor desaparecia. Golpistas clonam contas de páginas com classificações positivas no site.(fonte G1)
matéria do terra
matéria do G1

O IP vai para o IPV6

Antes de entrar no assunto vamos entender o que significa IP.
Para que uma máquina qualquer possa fazer parte de uma rede ela tem que ter um número que a identifique nessa rede, sem esse número a máquina simplesmente não existe para nenhuma rede e esse número tão importante de identificação de uma máquina é o IP (Protocolo de Identificação que atualmente esta na versão 4) porém esse IP atual esta chegando ao seu limite de números e ai precisamos aumentar essa quantidade de oferta de IPs mudando do atual dormato para o IPv6 que veremos abaixo.

IPv6 é a sigla para Internet Protocol version 6. Também conhecido como Ipng (Internet Protocol Next Generation), trata-se da evolução do IPv4, a versão em uso atualmente. O IPv6 é fruto da necessidade de mudanças na internet. O IP normal (IPv4) permite que até 4.294.967.296 de endereços IP estejam em uso já como IPV6
o número de endereços pode chegar a 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456, um valor gigante. Além de aumentar a capacidade da oferta de IP como vimos acima o IPv6 também vai mexer como situações como segurança mas isso vamos falar depois.

Só para o pessoal entender de forma simples vou usar alguns exemplos: lembra do Telefone o número teve que receber mais digitos para suportar o crescimento da demanda e depois a placa do carro recebeu mais uma letra para poder suportar o crescimento da frota e aumento das placas e assim esta acontecendo com o IP que agora vai para o IPV6 não teremos grandes mudanças em sites ou algo parecido mas sim o aumento da quantidade de IPs que poderão ser disponibilizados para várias opções pois como sabemos em um futuro muito próximo tudo terá um IP de um computador a um produto no supermercado.

Coloco aqui alguns links que falam sobre o assunto para entendermos melhor a situação.
IPV6.com.br

IPV6 na Wikipedia

Download do Browser Firefox 3.5

Para quem ainda não conhece aqui segue o link para o download do Firefox 3.5 um dos browsers(navegador web) mais rápidos até o momento realmente compensa você baixar e instalar esse navegador e você pode manter seu Internet Explorer sem problema nenhum. A minha sugestão é que você tenha os 2 instalados na máquina e ai com o uso você terá condições de avaliar qual o melhor. Precisamos estar interados com softwares Livres pois em concursos federais isso é normal aparecer pois a tendência é que esses softwares dominem a área pública por uma série de fatores como custo, mobilidade e segurança. E na minha opinião particular também porque são mais rápidos mesmo e no final das contas isso interessa e muito.

Crackers já validam o Win7

Uma coisa temos que reconhecer, a Microsoft tenta fechar as portas para a pirataria do Windows e isso me lembra uma frase sobre a seleção de Futebol do México que diz: "Jogamos como nunca, perdemos como sempre"...rs...pois eles sempre se gabam de terem criado a senha perfeita e o sistema operacional perfeito e logo em seguida isso vem tudo a baixo com falhas no Windows que alias já foram encontradas no Win7 e por verem o sistema de travas do Windows quebrado que foi o que acabou de acontecer com o Win7. Pensando em concurso público ainda não é hora de migrar. Aqui temos uma matéria que fala sobre a quebra de segurança do Win7. leia

Robo "médico" trata feridos a distância.

Um robô com uma câmera de alta tecnologia foi desenvolvido nos Estados Unidos para ajudar os médicos a tratar soldados feridos em praticamente qualquer lugar do mundo. O aparato se chama "Chungbot" e foi criado por Kevin Chung, diretor da unidade de cuidados intensivos para queimados do Centro Médico Militar Brooke, em San Antonio, Texas. Fonte Terra.

O que são Leitores digitais?


Leitor digital são pequenos aparelhos de mão onde podemos carregar uma pequena biblioteca de livros digitais e assim ter acesso a leitura em qualquer lugar e a qualquer livro de uma forma fácil e prática. Aqui temos um link que mostra bem essa situação. Esses leitores não são muito comuns no Brasil ainda, mas com certeza vão ganhar as ruas logo. link
imagem: Kindle. (Foto: Divulgação )

Como eliminar de vez um arquivo da máquina?

As vezes instalamos programas em nossas máquinas que depois teimam em não sairem ou saem pela metade isso irrita e prejudica a máquina, aqui temos um tutorial que ensina a resolver e esse problema, vale visitar. link

CESPE - Segurança de Informação

Com referência à segurança da informação, julgue os itens subsequentes.

Uma das principais preocupações com relação a ambientes eletrônicos, a segurança deve ser considerada sob diversos aspectos, como de conscientização dos usuários, regras e cuidados de acesso, uso, tráfego de dados em uma rede, além da utilização correta de software autorizados, que devem ser legalmente adquiridos.

Resposta: A grande ajuda para a infecção ou invasão de uma máquina parte do usuário que abre arquivos em sua máquina sem saber ao certo quem enviou e assim permite que programas e vírus entrem no sistema, resposta VERDADEIRA.

O acesso seguro a um ambiente eletrônico deve ser feito por meio de firewall, que é um sistema que reconhece o nome e a senha do usuário, elimina os vírus que podem estar na máquina cliente e no servidor e impede o envio de informações sem criptografia.

Resposta: A função do Firewall é tentar proibir a invasão da máquina, quem tenta eliminar vírus é o Antivírus e Criptografia é uma forma de codificar a informação e sendo assim resposta ERRADA.

Os arquivos recebidos anexados a mensagens eletrônicas devem ser abertos imediatamente, a fim de se descobrir se contêm vírus. Para tanto, basta ter um programa de
antivírus instalado, que vai automaticamente eliminar a mensagem, caso seja identificado um vírus dentro dela.

Resposta: O fato do usuário ter um Antivírus não garante a segurança da máquina contra vírus e o fato de abrir o arquivo não diz nada com relação a detecção de vírus nos mesmos resposta ERRADA.

Vírus, spywares, worms e trojans são conhecidas ameaças aos ambientes eletrônicos que devem ser monitoradas por meio de software de segurança específicos para cada tipo de ameaça.

Resposta: Questão perfeita para uma boa segurança na máquina são utilizados basicamente 3 softwares: Antivírus, Firewall e AntiSpyware e cada um faz realmente um trabalho diferente, aqui no Blog temos mais sobre isso e temos links para esses softwares.

CESPE - Questão sobre Win e Linux

Com relação aos sistemas Windows XP e Linux e acerca de Internet e intranet, julgue os itens a seguir.

Para navegar em sítios na Internet usando-se um computador
com sistema operacional Linux, não é necessário a utilização de navegadores com suporte a HTML.

Resposta: O Linux assim como o Windows são dois sistemas operacionais muito parecidos e portanto precisam basicamente de ferramentas que realizam o mesmo trabalho, na questão cima a resposta é ERRADA porque HTML é uma extensão de arquivo que indica WEB portanto assim como no Win o Linux também precisa de Navegador que reconheça essa extensão.

O browser Internet Explorer permite acessar sítios na Internet e visualizar pastas armazenadas no computador em uso.

Resposta: No Windows temos o Internet Explorer já no Linux temos o Firefox que também roda no Windows como a maioria dos programas feitos para o Linux. E no caso da questão acima a resposta é VERDADEIRA pois a função do Internet Explorer e justamente viajar pelos Sites ou Sítios assim como nas pastas dentro da Web.

Intranet pode ser considerada uma rede corporativa que utiliza a tecnologia da Internet.

A Intranet é como se fosse uma Internet restrita, ou seja, ela tem sites, e-mail e tudo mais que a Internet oferece porém com acesso restrito a quem tem senha portanto a questão acima é VERDADEIRA.

Hiperlink é uma funcionalidade que permite a ligação entre
páginas ou conteúdo de um sítio na Internet.

Resposta: Hiperlink é justamente a ligação que temos nos sites para irmos para outros lugares, toda vez que você esta na Internet e posiciona o mouse sobre alguma opção e nesse momento o mouse virá uma (mão) e se clicarmos ali vamos para outro site, isso é um Hiperlink ou seja em quase tudo na Net temos Hiperlink sendo assim resposta VERDADEIRA.

Se o conteúdo de uma página web que está sendo acessada
por meio do Internet Explorer estiver selecionado, nesse caso, para transferir essa seleção para a área de transferência do Windows, é suficiente clicar a opção Recortar do menu Exibir.

Resposta: Não podemos recortar um conteúdo de um site, quando queremos copiar alguma coisa de um site Web temos que seleciona e só COPIAR, sendo assim a resposta é ERRADA.

Dicas para quem tem o Internet Explorer 8

Para que nada que você faça durante sua navegação fique salvo na sua máquina a dica é ativar a opção: InPrivate, Menu Segurança, opção Navegação Inprivate ou você pode ativar pelas teclas de atalho CTRL+SHIFT+P isso faz com que sua navegação fique sigilosa e assim evita que alguém monitore o que você faz na web pois não fica nada armazenado no histórico, coockies e etc além de bloquear também aqueles provedores que ficam monitorando onde estamos navegando.
Outra dica legal é Excluir histórico de navegação isso todos já sabem que deve ser feito mais aqui vai a tecla de atalho que é CTRL+SHIFT+DEL. Vale usar essa situações principalmente se você navega em máquinas de uso público. Mas lembrado que isso só vale para o I.E. 8

Sobre os simulados

Para ver os novos simulados que estou postando basta ir na opção SIMULADOS. Coluna da direita.

Protocolos (questão)

Os protocolos implementados para serem utilizados na Internet nas funções de envio de e-mails, recebimento de e-mails e transferência de arquivos são respectivamente:
a) FTP - POP3 - SMTP
b) FTP - HTML - HTTP
c) SMTP - POP3 - FTP
d) HTTP - SMTP - XML

Resposta: Esse tipo de pergunta sempre pega o condidato menos atento pois a prestadora de forma inteligente joga 3 opções e mistura tudo. Olhando para a questão podemos até pensar no FTP de início mas logo lembramos que a função do FTP é Protocolo de Transferência de Arquivos e não e-mail e que portanto as opções A e B estão descartadas pois pede de início a opção de envio de e-mail já na opção D temos o HTTP que é protocolo de Hipertexto (indica um site) e ai então partimos para ver a questão C: lendo a questão encontramos 1º Envio de e-mail e ai vem o velho e bom SMTP, recebimento POP ou POP3 e por fim Transferência de arquivos e ai sim entra o FTP somente na última opção ele pode ser aceito. Fique atento nas pegadinhas das provas ok.

Como o vírus ataca o computador?

Bom pessoal esse é um assunto que sempre será atual infelizmente. Muitas pessoas ainda caem nos e-mais que dizem "fotos da nossa formatura", "faça seu recadastramento no INSS ou na Receita Federal" enfim os Hackers e Cracker aproveitam da inocência e curiosidade do usuário para fazer a festa.
Sabemos que existem vários tipos de vírus e que sempre que eles atacam é porque o usuário deu sua parcela de contribuição abrindo alguma porta para eles, o cavalo de tróia por exemplo adora vir em um e-mail do Powerpoint assim como outros e os perigosos Worms que entram na máquina e se multiplicam. Encontrei uma matéria que ilustra bem isso e trago aqui o link para você ler. confira.

Para quem não tem antivírus ou sistema de segurança na máquina aqui vai o link para um Kit segurança básico com Antivírus, Firewall e AntiSpyware.
Antivírus
Firewall
Antispyware

Do XP para o Win7 vale mudar agora?

Pessoal tenho recebido inumeros e-mails fazendo essa pergunta mas já adianto que pensando em concurso público o Windows7 deverá aparecer somente em 2011 nos concursos, pois precisamos analisar que ele esta sendo lançado agora e que no momento o Win que domina as máquinas públicas é o velho e bom XP. Portanto para quem quer fazer Concurso Público minha opinião é que fique com o XP pelo menos até o meio de 2010 e ai veremos como o mercado vai receber o Win7, nesse momento o que vemos é apenas o "oba oba" dos fanáticos por novidades e o receio dos conservadores e portanto para nós o melhor a fazer é esperar.
Mas saiba de uma outra situação: Quem tem o XP tem que fazer tudo do zero, ou seja, formatar a máquina, fazer backup dos seus arquivos e tudo mais e ai vem mais confusão.
Mas para quem não pensa em Concurso Público e quer umas dicas trago aqui um site que justamente o que você precisam, ou seja, uma avaliação sobre a mudança do Xp e Win7. Leia

Brasileiros ficam mais de 66h na Net em setembro

Em setembro os mais de 35 milhões de brasileiros que usam a Internet ficaram em média 66h 24minutos conectados.
O dado interessante é que o número de conetados assim como o tempo vem caindo, os conectados foram 4,8% menor que agosto e o tempo foi 3,4% menor no mesmo período. Fonte: IBOPE

INSS - Tec. Previdenciário

Em uma planilha do Excel 2000 as células apresentam os seguintes valores: A1=1, A2=2, A3=3 e A4=2. Se a célula B1 possuir a fórmula =A1+A2^A3*A4, então o valor da célula B1 será:
(A) 17
(B) 36
(C) 54
(D) 65
(E) 78

Resposta: Como podemos perceber na questão teremos que seguir a regra de sinais para realizar a mesma e sendo assim o primeiro cálculo que vanmos realizar será A2^A3 que nos dara 8, após isso vamos para s segunda ação que será o resultado acima (8) * A4 e assim teremos 16 e por último pegamos o resultado 16 e somamos com A1 que vale 1 sendo assim nossa resposta é A(17). Só para colocar aqui a questão seria realizada da seguinte forma: =1+2^3*2 e pela regra de sinais ficaria primeiro o (^) depois (*) e por último a (+).

INSS - Tec. Seguro Social 2008 - Algumas Questões da Prova

Com relação ao Word 2003 e a outros aplicativos utilizados em computadores pessoais, julgue os itens a seguir.
* No Word 2003, ao se clicar o menu Editar, é exibida uma lista de comandos, entre os quais se inclui o comando Dicionário de Sinônimos, que possui funcionalidades que permitem ao usuário procurar por palavras sinônimas a uma palavra selecionada. O uso desse comando contribui, em muitos casos, para a melhoria da qualidade de um texto editado.

Resposta: No menu editar do Word temos várias opções como: Localizar, Substituir e Ir para porém a questão acima, ou melhor, a opção acima Dicionário de Sinônimos está no Menu Ferramentas/Idioma portanto resposta Falsa.

* Diversos programas de computador disponibilizam o menu denominado Ajuda, por meio do qual um usuário pode ter acesso a recursos que lhe permitem obter esclarecimentos sobre comandos e funcionalidades dos programas. Atualmente, há programas em que é necessário que o computador esteja conectado à Internet para que funcionalidades do menu Ajuda possam ser usadas de forma efetiva.

Resposta: A grande maioria dos programas hoje em dia são chamados de On-Line, ou seja, trabalham também conetados a Net, no caso do Word, Excel, PowerPoint e outros do Office todos tem funções que só funcionan On-line sendo assim a resposta é Verdadeira.

Simulado de Word 2010/2016

 Segue novo simulado