Extensões de vídeo

Formatos de vídeo mais populares:
Extensão: WMV/WMA Programa: Windows Media PlayerFormato proprietário da Microsoft para áudio e vídeo no PC. É baseado em uma coleção de codecs que podem ser usados pelo Windows Media Player para reproduzir arquivos codificados em vários formatos. Também é utilizado para streaming.


Extensão: ASF Programa: Windows Media PlayerAbreviação para Active Streaming Format. Um formato de arquivo da Microsoft para executar vídeo digital via Internet (streaming).

Extensão: RM/RA Programa: Real PlayerÉ o formato proprietário da Real Networks, uma das principais adversárias da Microsoft no segmento de multimídia online. É muito usado para transmissão de áudio por streaming.

Extensão: MOV Programa: QuicktimeFormato criado pela Apple para o Quicktime, o seu programa de multimídia - também disponível para Windows. Pode ser utilizado para transmissões em streaming.

Extensão: MPG/MPEG Programa: vários (necessita codec)O MPEG (de Moving Picture Experts Group) é um formato de compressão de áudio e vídeo mantido pela International Organization for Standardization. O formato de música digital MP3 é baseado em uma das especificações do MPEG. O formato é muito popular para a troca de vídeos na Internet. Como o avi, pode ser reproduzido por quase qualquer player, contanto que o codec usado em sua geração esteja instalado.

Extensão: AVI Programa: vários (necessita codec)Dependendo do codec usado para gerar o vídeo, o arquivo será ou não compactado. Se não for, ocupará um grande espaço no disco. Pode ser reproduzido por quase qualquer player, contanto que o codec usado em sua geração esteja instalado no computador que vai o reproduzir. A escolha do player depende do usuário: basta abrir as preferências do programa e selecionar os formatos de arquivo desejados.
Observação: um excelente sistema chamado DivX, considerado o MP3 do vídeo por aliar boas qualidade e compressão, utiliza a extensão AVI.

Canivete suíço:
Os "codec packs", como indica o nome, são pacotes que reúnem praticamente todos os codecs disponíveis. Geralmente, trazem uma espécie de player universal, capaz de resolver qualquer parada. A desvantagem é que eles são somente isso: players. Não oferecem conteúdo e outros recursos e serviços de programas como o Windows Media, o Real
Player e o QuickTime.
fontes: Terra/Uol/Wikipedia

Simulado de Word 2010/2016

 Segue novo simulado