Questões sobre: PHISHING , IP-SPOOFING , TROJAN-HORSE , SPYWARE

Marque cada item com o código C, caso julgue o item CERTO ou E caso julgue o item ERRADO:

1. Um usuário, ao acessar a página de uma instituição bancária, percebeu que a página em questão era falsa, uma réplica quase que perfeita do site oficial da instituição. Esta falsa página visava capturar os dados particulares do usuário, como nome de usuário e senha. Esta técnica, muito comum atualmente, é conhecida como PHISHING (SCAM).
CERTO

2. IP-SPOOFING é a técnica utilizada para mascarar, alterar, manipular a seqüência numérica que identifica um computador em uma rede.
CERTO

3. TROJAN-HORSE é um malware que, após infectar o computador de um usuário, criptografa e/ou compacta seus arquivos e em seguida define uma senha de proteção. A partir daí, é pedido um valor ($) para que seja então liberada a senha. Caso o usuário não pague o valor pedido, os seus dados podem ser excluídos.
ERRADO

4. SPYWARE é um programa malicioso que vigia os passos do usuário, registrando por exemplo, as páginas da web visitadas por ele através da internet. Este programa é normalmente adquirido e instalado de forma involuntária, através de SPAMs ou janelas POP-UP:
CERTO

5. A criptografia ASSIMÉTRICA é também chamada de criptografia de CHAVE PÚBLICA, devido ao fato de utilizar um par de chaves no processo de encriptação e decriptação dos dados. Dentre os algoritmos das criptografia ASSIMÉTRICA estão o DES, AES e Diffie Hellman.
ERRADO

6. A página da Receita Federal esteve fora do ar por 2 dias, segundo notícia do jornal “O Globo”. De acordo com investigações, este inconveniente foi causado por um vírus chamado “block.z”, que uma vez alojado em um micro desprotegido de um usuário da web, enviou vários pedidos ao computador servidor da Receita, congestionando-o, impedindo-o de funcionar corretamente. Isto fez com que muitos internautas não conseguissem acessar o site. Este tipo de ação é conhecida como NEGAÇÃO DE SERVIÇO (DoS - Denial of Service).
CERTO

7. OPENSOURCE são distribuições de softwares que têm como característica fundamental a disponibilização de seu “código-fonte”, permitindo assim a alteração do programa, como por exemplo, a adequação do mesmo para a realização de tarefas específicas. Um sinônimo comum utilizado para designar um OPENSOURCE é “Software Livre”.
CERTO


8. Um CAVALO DE TRÓIA é um tipo de vírus que tenta iludir a vítima, fazendo-a pensar que, o que está sendo proposto é algo que o usuário necessita. Para ser infectado por um TROJAN, o usuário deve “morder a isca”, isto é, deve executar (abrir, acionar) o CAVALO DE TRÓIA. Dentre as extensões de arquivos mais conhecidos e utilizados por esta praga estão as .ZIP, .SCR, .EXE. Porém, a sua forma mais arrebatadora é encontrada através das extensões .PDF e .PPS.
ERRADO

Simulado de Word 2010/2016

 Segue novo simulado